Blog

Um pedacinho do paraíso...

Conservatória, a cidade da Seresta. História e Cultura!

Tá buscando um pouco de cultura e muitas curiosidades interessantes? Então senta que lá vem história. A Cidade de Conservatória, localizada na Região Turística do Vale do Café, em Valença, é um dos locais históricos mais visitados do Estado do Rio de Janeiro. 

Conhecida como a cidade da seresta por conta da tradição dos Seresteiros que tocavam nas janelas da cidade, além do clima romântico e musical, ainda encanta por suas belezas naturais. Muitas cachoeiras, trilhas, mirantes apaixonantes e construções coloniais que lembram os tempos dos Barões do Café. E por falar em café, Conservatória tem muita história com a produção deste grão, já que foi uma das cidades que mais cresceu durante o ciclo do café. 

Mas antes de ir rolar a fundo a linha do tempo, é preciso entender a origem do lugar e seus encantos. Vamos lá? 

Origem e história da Cidade de Conservatória

O nome Conservatória tem origem em Portugal e vem desde a época da Colonização do lugar. Traduzindo ao pé da letra, Conservatória quer dizer lugar de registro, uma espécie de cartório. Foi chamada assim por ser onde os portugueses registravam os indígenas que viviam na região, chamados de índios Araris. Por esse motivo, durante muitos anos foi conhecida como Conservatória dos Índios. 

E logo no período colonial, um dos momentos marcantes da cidade foi o Ciclo do Ouro do Café. A produção intensa gerou muito crescimento para a região e os produtos eram transportados pelas famosas Maria Fumaças. Uma delas se manteve impecável até hoje na antiga estação da cidade, como forma de preservar toda a história vivida no lugar.

Assim como a história das locomotivas, a arquitetura colonial, feita com mão de obra escravizada, se manteve viva até hoje em Conservatória. As centenárias construções da vila, algumas do século XVIII, ostentam telhas de época, feitas na coxa dos escravos. As ruas principais mantêm as pedras de pé-de-moleque originais da construção. Algumas fazendas históricas da época do apogeu do café na região, estão bem próximas e tornam Conservatória um destino ainda mais interessante para se visitar.

Os Seresteiros e a tradição musical da cidade

Conta a história que a tradição nasceu com um romântico professor de música e tocador de violino, Andreas Schmidt, que, em uma noite enluarada no silência do vilarejo, atraiu espectadores, e o professor Andreas passou a ter como rotina tocar seu violino na praça, nas noites estreladas. Aos poucos, músicos vindos de outros lugares passaram a acompanhar as serenatas do professor, e essa virou uma característica incorporada ao lugar.

Na fachada da maioria das casas, há uma plaquinha que traz o nome e autoria de uma música de seresta, escolhida pelo próprio morador. Nas noites de serenatas, os cantores saem pelas ruas e param diante dessas fachadas para tocarem as músicas das placas.

Um dos grandes motivadores da tradição da música na cidade é o Museu da Seresta, que tem o maior acervo de músicas de serestas do país e um dos maiores do mundo, criado pelos irmãos Joubert e José Borges. O museu mantém viva uma página da cultura musical brasileira, reunindo os seresteiros às sextas-feiras e sábados à noite, que de lá saem para cultivar o hábito, raramente quebrado, de cantar pelas ruas da cidade.

O que fazer em Conservatória hoje?

Os cantinhos de Conservatória reservam passeios incríveis! Um túnel estreito que literalmente chora, o maravilhoso mirante da serra da Beleza, a ponte dos arcos, a réplica perfeita do famoso cinema tijucano, Cine Metro, agora como Cine Centímetro, Cachaçaria Vilarejo, Hotéis Fazendas e o centrinho que fica em torno de uma praça, onde sempre tem os eventos musicais rodeadas de várias pousadas charmosas.

E para conhecer esse lugar maravilhoso e cheio de riquezas, a dica perfeita é garantir a hospedagem no Hotel Fazenda Vilarejo. A programação completa para todas as idades e o sistema All-inclusive vão deixar sua viagem inesquecível. 

Venha aproveitar! 

📱 WhatsApp (24) 99981-6803 | ☎ (21) 2397-0011 e (24) 2438-9000 | ✉️ reservas@vilarejo.com.br 

Pacotes e Promoções