Se você quer viver uma experiência diferente, a pedida certa é aproveitar o pacote de agosto e setembro no Hotel Fazenda Vilarejo. A principal atração é o churrasco de chão, uma tradição brasileira vinda do Sul do país. Essa tradição surgiu nas antigas fazendas, onde os pecuaristas tiravam a parte considerada boa da carne, e deixava apenas as partes mais difíceis de assar para os peões.
Não sabiam eles que a costela do boi faria tanto sucesso na mão dos trabalhadores que, com criatividade, inventaram uma forma autêntica de aproveitar toda a carne. A ideia foi fazer um buraco no chão, cravar a costela em lanças de pau e deixar por horas e horas assando enquanto cuidavam dos serviços da fazenda.
O tempero era simples, mas dava todo o sabor necessário, já que a carne de perto do osso, quando assada, já tem um sabor fantástico. Apenas sal grosso e muita paciência foram a receita para o surgimento de um dos mais bonitos e gostosos costumes do sul e sudeste.
E como a carne demora a ser assada, a graça é aproveitar as horas ao redor da fogueira para confraternizar. Dificilmente se faz um churrasco assim para poucas pessoas, então ele é feito nas rodas de família e amigos, acompanhado de boas conversas e cantorias.
O que um bom churrasco de chão precisa ter?
- Uma boa escolha da carne, com capa de gordura e marmoreio entre as fibras. Isso dá suculência e maciez ao corte.
- Depois vem o tempero, com uma camada de sal e cachaça sobre toda a carne. Pode exagerar no sal grosso, pois o excesso vai cair sozinho quando fincar os espetos no chão.
- Já a fogueira se faz com um pacote de carvão e lenha de árvores frutíferas ou de bracatinga bem seca em cima.
- Após surgirem as primeiras labaredas (em torno de 40 minutos), basta fincar os espetos com as carnes a 80 cm de distância.
- O ideal é fazer a fogueira de forma circular ou em duas linhas com os espetos no meio, para que assem uniformemente. Se não for possível, é só virá-los de tempos em tempos.
O processo pode levar até mais de oito horas para a costela e carnes mais altas. A dica é pôr a ponta da costela mais perto do fogo, assim ela assa mais rápido do que o restante da peça.
O que acompanha um bom churrasco de chão?
- Salada
- Vinagrete para equilibrar a gordura
- Mandioca cozida
- Farofa de bacon ou calabresa
- Maionese de batatas
- Abacaxi assado.
Legenda: Churrasco de chão Hotel Vilarejo
Churrasco de chão em Agosto e Setembro no Hotel Vilarejo
A Festa Vila Country é uma super atração dos meses de agosto e setembro. Música sertaneja e aquele clima delicioso na decoração! Petiscos variados e a experiência de passar dias na nossa fazenda de verdade! É apaixonante!
E é bom você reservar o quanto antes, porque o nosso Churrasco de Chão é disputadíssimo. Em agosto e setembro, nos pacotes de Segunda a Sexta vai rolar essa maravilha de churrasco. É pra ficar de bem com a vida! Parcele em 10x sem juros c/ 02 Crianças Grátis*
📱 WhatsApp (24) 99981-6803 | ☎ (21) 2397-0011 e (24) 2438-9000 | ✉️ reservas@vilarejo.com.br